sábado, 28 de abril de 2012

Campana Latinoamericana por el Derecho a la Educación

A VII Asamblea de la Campana Latinoamericana por El Derecho a La

Educación;

Aconeteu nos dia 10ª13 de abril de 2012 – Quito, Ecuador, que discutio a

luchas sociales, derechos humanos y educación por democracias fortalecidas

y cuidadanías activas em América Latina y el Caribe. Com representantes de:

República Dominicana, Brasil, paraguay, Colombioa, Chile, México, Guatemala,

Panamá,Nicarágua,Peru,Bolívia, Haiti,Argentina,Ecuador, Venezuela, Costa

Rica Espana,Venezuela,Reino Unido, Uruguay,Zâmbia, Sudáfrica.

Nesse período o objetivo foi: citar alguns;

1 - De aprofundar el análissis sobre el escenario de lãs democracias em La

región, los avaces, reto, tensiones, contradicciones, y el contexto de lucha por

derecho a La educación.

2 - Aprofundar

A VII Asamblea de la Campana Latinoamericana por El Derecho a La Educación;


domingo, 22 de abril de 2012

Nova Lei Infantil

 Trecho da nova lei

Lei 12.602/12 | Lei nº 12.602, de 3 de abril de 2012

Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto, data esta que passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Dra. Zilda Arns.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 3 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
Vitor Paulo Ortiz Bittencourt

terça-feira, 3 de abril de 2012

Audiencia Pública


 

No dia 27/03/12, a professora Maria Luzinete Moreira, que integra a coordenação colegiada do Fórum Permanente de Educação Infantil  e representante da Rede Comunitária de Educação Infantil do Rio de Janeiro participou na Assembléia Legislativa da  Audiência Pública - terça-feira, às 10h no Auditório do Prédio Anexo da ALERJ (Rua Dom Manuel, s/nº, 6º andar, Praça XV, Rio de Janeiro). Tema da Audiência "Educação Infantil e formação de profissionais no Estado do Rio de Janeiro (1999-2009).
“Pesquisadores”:Sonia Krame (PUC-Rio), Maria Fernanda Nunes (UNIRIOePUC-Rio), Patricia Corsino (UFRJ).
 A Audiência contou com a promoção das Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Educação.  Importante destacar esta iniciativa como oportuna para se conhecer a Educação Infantil e sua organização, cobertura do atendimento e sobre tudo nos aspéctos da formação de profissionais nas redes públicas de municipais do Estado do Rio de Janeiro, na faixa etária de 0 a 6 anos.

Reunião MEC


A Rede Comunitária de Educação Infantil participou nos dias 1 e 2 do mês março de 2012, de reunião em Brasília organizada pelo MEC e pela RNPI – Rede Nacional Primeira Infância,com a participação de várias organizações da Rede. A reunião no primeiro dia foi aberta pelo novo Secretario da Educação Básica do Ministério da Educação – MEC – Sr. Cesar Callegari e pela Coordenadora da COEDI – Professora Rita Coelho.
Na reunião o secretário afirmou a importância da Educação Infantil no contexto educacional e também demonstrou seu empenho em trabalhar em pról de seus avanços, citou como marco de sua experiência as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.
Comunicou a permanência da Professora Rita Coelho na Coordenação da Educação Infantil, após essa abertura começaram as apresentações dos programas voltados a Políticas para a Educação Infantil implementadas pelo MEC.
A COEDI apresenta questões conceituais referentes a políticas para creche e pré-escola, com dados atuais da política educacional, são elas: Proinfância, programa Nacional de Biblioteca, Fundeb e Educação do Campo.
No segundo dia foi voltado para a pauta da RNPI, realização da assembléia extraordinária, análise e encaminhamentos sobre o cenário da primeira infância no âmbito dos Governos.

Concepção de educação Infantil



“Sabem por que é que eu pinto tanto   menino em gangorra e balanço?
Para botá-los no ar, feito anjos.”
                                Candido Portinari


É muito atual o esforço de se refletir sobre a concepção de Educação Infantil, conceito amplo, carregado de idéias e significados com grande abrangência no campo educacional. É a expressão de processos de formação por grupos distintos. A  nossa concepção nasce do próprio trabalho que vem se realizando, pesquisando e desenvolvendo com as crianças pequenas. Procuro pensar conceitos como este como um fenômeno social que busque valorizar as relações entre criança e infância. O brincar e as diferenças, como fio condutor para pensar a concepção de educação infantil.
Historicamente[1] a ausência de políticas públicas voltadas para o atendimento à criança de 0 a 6 anos no campo educacional, sobretudo entre a população de baixa renda, provocou um considerável crescimento na criação de centos de educação infantil, na década de 1980 para atender à demanda da época, que se reflete nos dias atuais no processo e no panorama da política educacional voltada para a Educação Infantil. É notório o avanço nas mudanças do ponto de vista pedagógico e político...