A VII Asamblea de la Campana Latinoamericana por El Derecho a La
Educación;
Aconeteu nos dia 10ª13 de abril de 2012 – Quito, Ecuador, que discutio a
luchas sociales, derechos humanos y educación por democracias fortalecidas
y cuidadanías activas em América Latina y el Caribe. Com representantes de:
República Dominicana, Brasil, paraguay, Colombioa, Chile, México, Guatemala,
Panamá,Nicarágua,Peru,Bolívia, Haiti,Argentina,Ecuador, Venezuela, Costa
Rica Espana,Venezuela,Reino Unido, Uruguay,Zâmbia, Sudáfrica.
Nesse período o objetivo foi: citar alguns;
1 - De aprofundar el análissis sobre el escenario de lãs democracias em La
región, los avaces, reto, tensiones, contradicciones, y el contexto de lucha por
derecho a La educación.
2 - Aprofundar
sábado, 28 de abril de 2012
domingo, 22 de abril de 2012
Nova Lei Infantil
Trecho da nova lei
Lei 12.602/12 | Lei nº 12.602, de 3 de abril de 2012
Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o
É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada
anualmente na semana de 25 de agosto, data esta que passa a ser
comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Dra.
Zilda Arns.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 3 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
Vitor Paulo Ortiz Bittencourt
terça-feira, 3 de abril de 2012
Audiencia Pública
No dia 27/03/12, a professora Maria Luzinete Moreira,
que integra a coordenação colegiada do Fórum Permanente de Educação Infantil
e representante da Rede Comunitária de Educação Infantil do Rio de Janeiro
participou na Assembléia Legislativa da Audiência
Pública - terça-feira, às 10h no Auditório do Prédio Anexo da ALERJ (Rua
Dom Manuel, s/nº, 6º andar, Praça XV, Rio de Janeiro). Tema da Audiência "Educação
Infantil e formação de profissionais no Estado do Rio de Janeiro (1999-2009).
“Pesquisadores”:Sonia Krame (PUC-Rio), Maria Fernanda Nunes (UNIRIOePUC-Rio), Patricia Corsino (UFRJ).
“Pesquisadores”:Sonia Krame (PUC-Rio), Maria Fernanda Nunes (UNIRIOePUC-Rio), Patricia Corsino (UFRJ).
A Audiência contou com a promoção das
Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Educação. Importante
destacar esta iniciativa como oportuna para se conhecer a Educação Infantil e
sua organização, cobertura do atendimento e sobre tudo nos aspéctos da formação
de profissionais nas redes públicas de municipais do Estado do Rio de Janeiro,
na faixa etária de 0 a
6 anos.
Reunião MEC
A Rede
Comunitária de Educação Infantil participou nos dias 1 e 2 do mês março de
2012, de reunião em Brasília organizada pelo MEC e pela RNPI – Rede Nacional
Primeira Infância,com a participação de várias organizações da Rede. A reunião
no primeiro dia foi aberta pelo novo Secretario da Educação Básica do
Ministério da Educação – MEC – Sr. Cesar Callegari e pela Coordenadora da COEDI
– Professora Rita Coelho.
Na reunião o
secretário afirmou a importância da Educação Infantil no contexto educacional e
também demonstrou seu empenho em trabalhar em pról de seus avanços, citou como
marco de sua experiência as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Infantil.
Comunicou a
permanência da Professora Rita Coelho na Coordenação da Educação Infantil, após
essa abertura começaram as apresentações dos programas voltados a Políticas
para a Educação Infantil implementadas pelo MEC.
A COEDI apresenta
questões conceituais referentes a políticas para creche e pré-escola, com dados
atuais da política educacional, são elas: Proinfância, programa Nacional de
Biblioteca, Fundeb e Educação do Campo.
No segundo dia
foi voltado para a pauta da RNPI, realização da assembléia extraordinária, análise
e encaminhamentos sobre o cenário da primeira infância no âmbito dos Governos.
Concepção de educação Infantil
“Sabem por que é que
eu pinto tanto menino em gangorra e
balanço?
Para botá-los no ar,
feito anjos.”
Candido Portinari
É muito atual o esforço de se refletir
sobre a concepção de Educação Infantil, conceito amplo, carregado de idéias e
significados com grande abrangência no campo educacional. É a expressão de
processos de formação por grupos distintos. A
nossa concepção nasce do próprio trabalho que vem se realizando,
pesquisando e desenvolvendo com as crianças pequenas. Procuro pensar conceitos
como este como um fenômeno social que busque valorizar as relações entre
criança e infância. O brincar e as diferenças, como fio condutor para pensar a
concepção de educação infantil.
Historicamente[1]
a ausência de políticas públicas voltadas para o atendimento à criança de 0 a 6 anos no campo
educacional, sobretudo entre a população de baixa renda, provocou um
considerável crescimento na criação de centos de educação infantil, na década
de 1980 para atender à demanda da época, que se reflete nos dias atuais no
processo e no panorama da política educacional voltada para a Educação
Infantil. É notório o avanço nas mudanças do ponto de vista pedagógico e
político...
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